Se você está pensando em contratar um Seguro de Vida, com certeza já pensou em quais situações você pretende estar coberto, não é mesmo? Como já falamos aqui, atualmente o Seguro de Vida conta com diversas vantagens para quem contrata, como por exemplo, facilita o processo de sucessão patrimonial.
Hoje, iremos falar sobre 4 coberturas oferecidas pelas seguradoras especializadas no mercado e pode ter certeza: elas vão muito além de morte e invalidez. Então leia até o fim para saber mais!
1. Cobertura básica do Seguro de Vida
Como já mencionamos, a cobertura básica do Seguro de Vida Individual é a indenização em caso de morte natural ou acidental. Essa cobertura garante o pagamento de um determinado valor, denominado capital segurado, aos beneficiários indicados pelo segurado ou caso o mesmo não tenha optado por indicar, o pagamento é feito para os beneficiários legais, de acordo com o Art. 792 do Código Civil. Conheça agora, as coberturas adicionais e a que se destinam.
2. Morte Acidental em Dobro
Essa cobertura foi criada pelas seguradoras partindo do pressuposto de que a morte acidental, com seu caráter repentino, afeta de forma mais agressiva a família do segurado, tanto emocional, quanto financeiramente, nesses casos há a possibilidade de recebimento do dobro da indenização por morte natural contratada.
3. Invalidez Permanente Total ou Parcial Por Acidente
Essa cobertura do Seguro de Vida, garante indenização ao segurado caso o mesmo venha a sofrer a perda total ou redução da capacidade funcional de algum membro ou órgão por acidente.
O valor da indenização varia de acordo com o órgão ou membro afetado, proporcionalmente ao valor contratado de capital segurado, de acordo com a tabela da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Por exemplo, se o segurado sofrer a perda anatômica e/ou funcional completa de ambas as mãos ou de ambos os pés, o valor da indenização será de 100% do capital segurado.
– Majoração na Invalidez Permanente
Diversos profissionais dependem diretamente da funcionalidade de algum membro, como por exemplo, um cirurgião que depende das mãos para o exercício de sua profissão. Nesse caso, fica evidente que um acidente que ocasione a perda funcional desse membro irá prejudica-lo muito mais.
Para essas situações as seguradoras oferecem a cobertura de Majoração. Essa cobertura permite ao segurado solicitar previamente a indenização de até 100% do valor contratado no caso de perda de movimento de um membro que afete sua capacidade profissional.
4. Coberturas Para Doenças
Quando uma pessoa é diagnosticada com uma doença grave, ou ainda, quando necessita passar por um tratamento médico/cirúrgico, além do abalo emocional, também há o dano financeiro. Para mitigar isso as seguradoras desenvolveram soluções em coberturas para doenças e tratamentos. Saiba mais agora.
Invalidez Funcional Permanente Por Doença
Essa cobertura garante indenização ao segurado caso, por motivo de alguma doença coberta, ele fique incapacitado de viver de forma independente. É um auxílio essencial para custear, por exemplo, despesas com cuidadores.
Invalidez Laboral Permanente Por Doença
Similar a cobertura de Invalidez Funcional Permanente Por Doença, essa cobertura garante indenização ao segurado caso o mesmo contraia uma doença que o impeça de trabalhar, permanentemente.
Cobertura DIT
Enquanto as duas coberturas citadas acima se destinam a cobrir eventos permanentes de invalidez/incapacidade, a cobertura DIT (Diárias Por Incapacidade Temporária) se destina a indenizar em diárias previamente contratadas, o segurado que necessita de se afastar de suas atividades profissionais devido algum acidente pessoal , tratamento médico ou cirúrgico. É uma cobertura essencial para profissionais autônomos como médicos e dentistas.
Diagnóstico de Doenças Graves
Essa cobertura garante ao próprio segurado, indenização em caso de diagnóstico de uma série de doenças graves, tais como:
- Câncer;
- Infarto;
- AVC;
- Insuficiência Renal;
- Transplante de Coração;
- Transplante de Fígado;
- Transplante de Medula;
- Transplante de Pâncreas;
- Transplante de Pulmão;
- Transplante de Rim;
- Alzheimer;
- By-pass;
- Cegueira;
- Cirurgia da Aorta;
- Cirurgia de Válvula Cardíaca;
- Embolia Pulmonar;
- Esclerose Múltipla;
- Paralisia;
- Parkinson;
- Perda de Audição.
Vale lembrar que essa indenização é paga somente uma única vez, mediante o primeiro diagnóstico certo e sobrevida do segurado. Em geral a indenização da cobertura de Doenças Graves não acarreta o cancelamento da apólice, sendo considerada uma cobertura em separado para efeitos de liquidação.
Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas (DMHO)
Algumas seguradoras também disponibilizam a possibilidade de contratação da cobertura de DMHO, essa cobertura garante o reembolso de despesas médico-hospitalares e odontológicas de acordo com os limites contratados. Como todas as coberturas de seguro por reembolso, é necessário que o segurado tenha as Notas Fiscais no momento da solicitação de reembolso.
Vale lembrar que não estão incluídas na cobertura de DMHO: despesas no período de recuperação, despesas gerais com eventuais acompanhantes e órtese ou prótese.
Diária por Internação Hospitalar
Essa cobertura garante o pagamento das diárias hospitalares do segurado no período em que o mesmo ficar internado, até o limite estipulado no momento da contratação do seguro.
Os custos de diárias de internação podem ser elevadíssimos e prejudicar muito o orçamento, principalmente de quem não possui Plano de Saúde com cobertura hospitalar.
Assistências do Seguro de Vida
A maioria dos Seguros de Vida, contam com algum tipo de assistência/auxílio. Conheça as principais delas.
Assistência Funeral X Auxílio Funeral
Nesse tipo de assistência, a seguradora se encarrega de todos os processos referentes ao funeral, providenciando serviços como cerimônia, velório, sepultamento, cremação, traslado de corpo e emissão de documentos, de acordo com os limites contratados. A Assistência Funeral pode ser individual ou familiar.
Diferentemente da Assistência Funeral, no auxílio a seguradora também pode reembolsar as despesas referentes ao funeral do segurado, até o limite contratado, caso o mesmo venha a falecer durante a vigência do seguro. A família tem livre escolha para escolher o prestador. Como toda cobertura de reembolso, a apresentação das notas fiscais é imprescindível no processo de indenização.
Assistência PET
Algumas seguradoras também disponibilizam em seus produtos, serviços de Assistência PET, que garante para cães e gatos, serviços como:
- Assistência Veterinária;
- Serviço de Leva-e-Traz até a clínicas;
- Envio de Ração a Domicílio;
- Indicação de Clínicas, Petshops e Serviços de Banho e Tosa;
- Organização de Funeral ou Cremação.
Vale lembrar que nem todas as companhias oferecem essa cobertura, e se você tem interesse, é preciso consultar sua corretora de seguros para verificar a disponibilidade desse serviço.
O Seguro de Vida é proteção financeira!
As coberturas de um Seguro de Vida garantem além da tranquilidade para você e sua família, proteção financeira nos momentos mais delicados como morte, invalidez ou quando o segurado for acometido por alguma doença grave.
Como falamos, as coberturas atuais são muito abrangentes e em diversas vezes o segurado pode fazer o usufruto ainda em vida. Além disso, muito se engana quem pensa que o custo de um Seguro de Vida é elevado, ele custa bem menos do que você pensa e o valor pode ser ajustado de acordo com suas condições! Se você tem interesse em saber mais sobre esse produto, fale conosco, basta clicar no link abaixo:
E se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!