Plano de Saúde: Saiba Quais São os Procedimentos de Cobertura Obrigatória

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Conhecer os procedimentos cobertos no plano de saúde é essencial na hora de realizar a contratação e é um assunto que gera muitas dúvidas nos beneficiários.

Com o objetivo de estabelecer um conjunto de coberturas mínimas para os planos de saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), criou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Conheça mais sobre ele nesse post!

Rol ANS: O que é e quais os procedimentos cobertos?

Como já falamos, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é um conjunto de procedimentos que toda seguradora/operadora de plano de saúde deve oferecer. Vale lembrar que esses procedimentos podem variar de acordo com a segmentação do plano (plano de saúde ambulatorial, plano de saúde hospitalar com obstetrícia, por exemplo). A seguir você irá conhecer alguns dos  procedimentos mais comuns, cobertos nos planos completos, Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia, são eles:

  • Consultas, sem limites;
  • Internações;
  • Sessões de fisioterapia, terapia, quimioterapia, radioterapia e hemodiálise, indicadas por médico;
  • Cirurgias de videolaparoscopia;
  • Transfusão de sangue;
  • Tratamentos para transtornos mentais listados no CID (Classificação Internacional de Doenças;
  • Cirurgia para correção de hipermetropia (até 6 graus);
  • Cirurgia para correção de miopia moderada ou grave (de 5 a 10 graus);
  • Testes rápidos, exames e acompanhamentos de doenças infecciosas, desde que, com pedido médico.

O Rol de Procedimentos é atualizado?

Sim, a ANS costuma atualizar o Rol, em geral, incluindo novos procedimentos que as operadoras de saúde devem cobrir, por isso sempre é importante verificar o rol atualizado no site da ANS, e também consultar seu corretor de planos de saúde caso haja qualquer dúvida de cobertura.

Quais Planos de Saúde devem ser obrigados a cobrir o Rol ANS?

De modo geral, todas os planos de saúde que foram contratados após a vigência da Lei 9.956/98, conhecida como Lei dos Planos de Saúde.

Os demais planos, contratados antes da vigência dessa legislação podem possuir muitas restrições de cobertura e, por esse motivo, se você possui um plano contratado antes da vigência dessa lei,  é interessante que você reveja se as coberturas contratadas atendem suas necessidades e, caso não atendam, você contrate outro plano de saúde.

Existem Planos de Saúde com coberturas além do Rol ANS?

Sim, existem no mercado, algumas operadoras/seguradoras que oferecem coberturas além do Rol previsto na ANS, esses planos são considerados premium, os principais são:

Plano Amil One;

– Plano Omint Saúde;

Plano Bradesco Saúde e;

Plano SulAmérica Saúde.

Qual a melhor forma de contratar um Plano de Saúde e não ter problemas de cobertura futura?

A melhor maneira de contratar num Plano de Saúde e através de uma corretora especializada como a Vale Ter Seguros, pois pode ser bastante complexo entender todos os processos, coberturas, vigências, etc.

Vale lembrar, por exemplo que o Rol garante a cobertura do evento/procedimento, mas se esse evento/procedimento ainda estiver em período de carência contratual, o mesmo não será coberto.

Esse é um dos motivos que você deve sempre contar com a ajuda especializada na hora de contratar um plano de saúde ou pretenda trocar o atual.

Se você deseja realizar uma cotação de plano de saúde em BH ou região metropolitana, clique aqui e fale conosco e, se gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos!

Leia também

SulAmérica Odonto

Conheça o Plano SulAmérica Odonto

Com certeza você já deve ter ouvido falar dos planos de saúde SulAmérica não é mesmo? Porém o que você talvez não