Coronavírus: Fique Informado

Coronavirus

Principal assunto nos canais de comunicação, redes sociais e nas rodas de conversa o Coronavírus chegou rápido ao Brasil desde o seu primeiro diagnóstico em Wuhan, na China. A hoje considerada pandemia, é provocada pelo vírus COVID-19 e tem gerado medo em toda a população mundial.

As primeiras notícias de pessoas infectadas pelo vírus começaram em dezembro de 2019, na China. Poucos meses depois, Coreia do Sul, Irã, Japão e Estados Unidos já notificavam alguns casos.

A principal preocupação não está relacionada a taxa de mortalidade de pessoas infectadas pelo vírus que gira em torno de 3,74%, mas sim a alta capacidade de se propagar entre as pessoas, o que pode levar uma crise na capacidade de atendimento nos sistemas de saúde dos países e consequentemente aumentar o número de mortes.

Porém, em uma época de amplo acesso aos meios de comunicação e redes sociais, diversos assuntos falsos são publicados na internet. Por isso, confira agora as principais orientações e informações a população em relação ao Coronavírus.

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus, COVID-19 é um vírus pertencente a uma família que causa principalmente, infecções respiratórias, a família CoV, conhecida desde 1960. Recebeu esse nome devido ao fato de sua aparência microscópica ser similar a uma coroa.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão em geral ocorre por contato pessoal com alguma secreção de uma pessoa contaminada, como por exemplo: gotículas de saliva, catarro, toque, aperto de mão e ainda contato com superfícies contaminadas. O tempo de incubação do vírus é de cerca de duas semanas, nesse período a pessoa infectada não apresenta sintomas.

Quais os principais sintomas e quando suspeitar?

Os principais sintomas da infecção por Coronavírus são febre, dificuldade respiratória, tosse ou coriza que surgem principalmente após contato com pessoas de áreas já afetadas pelo vírus, como por exemplo viagens.

Qual o tratamento para quem é infectado pelo Coronavírus?

Ainda não há um remédio, antiviral ou vacina específica para combater o vírus e o tratamento atual se restringe a combater os sintomas da doença.

É indicado que o paciente se mantenha hidratado e, de acordo com cada caso, use medicamentos para dor e febre (analgésicos e antitérmicos).

Principais informações e orientações sobre o Coronavírus:

– Para se prevenir, limpe e desinfecte objetos e superfícies de uso cotidiano com frequência;

– Evite tocar os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos;

– Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca: faça uma proteção com o antebraço, tecido ou lenço descartável;

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão. É importante lavar as mãos por completo, inclusive entre os dedos. Uma lavagem adequada deve durar cerca de 25 segundos, quando não for possível lavar as mãos com água e sabão, use desinfetante com teor alcoólico superior a 70%;

– Evite eventos com grandes aglomerações de pessoas;

– Evite viagens para os locais onde há casos suspeitos ou confirmados.

– Fique atualizado através da Plataforma Oficial do Ministério da Saúde, que monitora em tempo real os casos suspeitos e confirmados, você pode acessá-la clicando aqui.