Conheça 5 Dicas Para Contratar Estagiários Para Sua Empresa!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Se você tem uma empresa ou faz parte do setor de Recurso Humanos de uma  e procura contratar estagiários, seja para aumentar a produtividade, formar e descobrir novos talentos ou ainda, transferir conhecimento leia esse post até o final e confira as principais dicas para realizar esse processo!

A importância de um programa de aquisição de talentos ativo na empresa

O principal objetivo do programa de estágio é identificar pessoas que já tem um certo alinhamento com o perfil da empresa e com base nisso, desenvolvê-las, pois a contratação ocorre durante o processo de formação do profissional e nessa fase as pessoas priorizam a aprendizagem, obtenção de experiência e reconhecimento até mesmo antes de retorno financeiro.

Então, elaborar um processo de contratação de novos talentos assertivo é imprescindível para a empresa encontrar os melhores profissionais e para que os mesmo não se frustrem ao ingressar na empresa por alguma falha na comunicação do programa, como por exemplo, a cultura empresarial, planos de carreira, metodologias operacionais, etc.

Conheça agora algumas dicas para contratar estagiários.

1 – Conheça a Lei do Estágio

No Brasil, a contratação de estagiários é regulamentada por legislação própria, a Lei 11.788/2008, essa lei aborda principalmente pontos relacionados ao número de estagiários máximo de acordo com o número de empregados total, direitos e deveres do empregador e do estagiário, jornada de trabalho e forma de remuneração.

Você pode consultar a legislação completa clicando aqui.

2 – Remuneração e benefícios

Apesar de a remuneração não ser obrigatória no estágio, a bolsa-estágio, auxílio transporte e recesso remunerado são devidas nos estágios não-obrigatórios. Além disso é importante lembrar que a remuneração adequada e benefícios adicionais como um Plano de Saúde ou Plano Odontológico são essenciais para a satisfação do estagiário o que consequentemente aumenta a produtividade e bem estar durante o trabalho.

3 – Procure estabelecer parcerias com escolas técnicas e faculdades

A maioria dos cursos exige que as horas de estágios sejam realizadas em empresas com áreas de pesquisa e desenvolvimento, por isso, ser parceiro da instituição de ensino é essencial para que sejam alinhadas estratégias de acordo com o projeto pedagógico da instituição/curso e dos objetivos da empresa.

4. Divulgue a vaga ou o programa de estágio de forma adequada

É importante divulgar o programa de estágio da empresa nos canais onde o público alvo está presente. Uma boa ideia é divulgar nas redes sociais e no website, tanto da empresa, mas em especial da instituição de ensino, pois os alunos acompanham muito esses canais.

Outro fator importante é ser transparente e objetivo no anúncio, deixe claro na descrição a carga horária, local de trabalho, benefícios ofertados, as principais atividades que serão desempenhadas pelo estagiário e os requisitos, principalmente o período mínimo e o curso que o aluno deve estar cursando.

De fato, essas especificidades podem reduzir o número de candidatos para a vaga, contudo você irá filtrá-los melhor, trazendo perfis que já estão de acordo com os critérios estabelecidos, economizando tempo e dinheiro no processo.

5. Entrevista e seleção

Se você já fez a leitura da legislação e criou seu programa contemplando remuneração adequada, carga horária, requisitos e já divulgou a vaga nos canais apropriados, com certeza já deve começar a receber os contatos e/ou currículos de pessoas interessadas e agora você já pode começar a marcar os testes e entrevistas.

Uma boa ideia atualmente é realizar uma parte do processo online, você pode por exemplo, realizar o teste DISC de mapeamento comportamental na primeira fase e posteriormente agendar uma entrevista online na segunda fase. É importante ser claro e objetivo e elaborar um processo ágil, e mesmo que não contrate um candidato, informe-o sobre os principais motivos. Lembre-se que o feedback é muito importante nessa fase da vida do profissional.

Bônus: Seguro Estagiário

Uma dica extra que nos aqui da Vale Ter Seguros deixamos está relacionada ao Seguro Estagiário de contratação obrigatória. Nós somos parceiros do PASI (Plano de Amparo Social Imediato), que é referência nesse produto no mercado brasileiro, oferecendo além da cobertura obrigatória, diversas vantagens para os estagiários e também para o gestor. Saiba mais sobre o Seguro Estagiário clicando aqui.

Se o conteúdo te ajudou a esclarecer suas dúvidas, compartilhe nas redes sociais! E fique de olho no nosso blog!

Leia também