O que é franquia no Seguro Auto?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Se você já possui seguro do seu carro, ou ainda está cotando, já deve ter visto na apólice ou nos orçamentos que recebeu, um valor, geralmente abaixo do valor do prêmio (nos orçamentos) ou ainda na descrição das coberturas, no caso das apólices, com a denominação de franquia.

Mas o que é a franquia no seguro auto e quando ela é cobrada? Descubra agora!

O que é a franquia?

A franquia do seguro corresponde ao valor que o segurado paga a seguradora em caso de sinistros de perda parcial.

Isso significa que quando você usar da cobertura do seguro para consertar o carro, você paga o valor da franquia, de acordo com o item (farol, vidros, casco) e a seguradora vai pagar a diferença acima da franquia.

O valor da franquia de cada item sempre está determinado na apólice e nos orçamentos de seguro e vale durante toda a vigência da apólice.

O valor da franquia pode aumentar na renovação do seguro?

Sim, pode! Principalmente devido aos fatores de roubo de determinado modelo de carro na região de circulação, por exemplo: se o número de roubos do modelo Chevrolet Onix aumentar na região de Belo Horizonte, a franquia do seguro desse modelo com certeza irá subir.

Outro fator que influencia principalmente na franquia de assessórios é a idade do veículo: quando mais antigo, mas caro fica, isso porque é mais difícil encontrar peças de reposição.

Franquia obrigatória x franquia reduzida

É necessário fazer uma análise de qual franquia optar de acordo com o seu perfil financeiro atual: se optar pela franquia obrigatória, o valor do prêmio diminui, mas na hipótese de sinistros de perda parcial o valor a ser desembolsado será maior.

Em contrapartida, se você optar pela franquia reduzida, o valor do prêmio aumenta, porém quando precisar usar as coberturas do seguro relacionadas a necessidade de franquia, o valor a ser desembolsado será 50% menor.

Algumas seguradoras ainda dispõem de mais opções de franquias, além de reduzida e obrigatória, que podem ser flexíveis, possibilitando um equilíbrio com o valor do prêmio.

Eu pago a franquia quando acionar o seguro para terceiros?

Não, nesse caso não é cobrado o valor da franquia. A cobertura a ser utilizada nessa situação é a de Danos Materiais à terceiros, cuja finalidade abordaremos em breve.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos e continue nos acompanhando! E se precisar de esclarecer qualquer dúvida e também de uma cotação de seguro, é só entrar em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *